sábado, 27 de outubro de 2012

CORPORATION 2020

 
 
 Corporation 2020
José Alberto Gonçalves Pereira, da Página 22
Após coordenar dois trabalhos de grande fôlego – sobre a economia da biodiversidade e a transição rumo à economia verde –, o economista indiano Pavan Sukhdev mergulhou 
no universo corporativo no ano passado durante suas atividades no Dorothy S. McCluskey Visiting Fellowship, da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Foi o gancho para ele combinar suas tarefas de consultor em sustentabilidade com a de líder de um movimento que concebeu para influenciar as empresas a mudarem radicalmente seu modelo de negócios, chamado Corporation 2020.
Como fruto direto de seu envolvimento com Yale e do movimento recém-iniciado, o economista indiano lançou no final de setembro o livro Corporation 2020: transforming business for tomorrow’s world, pela Island Press, editora localizada em Washington D.C. (disponível para venda nos sites da Amazon, Barnes & Noble e Powell’s Books).
“Corporation 2020 apresenta as mudanças mais urgentes que necessitamos no nível corporativo durante esta década, se quisermos evitar a devastação do planeta e iniciar a transição para uma economia verde”, diz Sukhdev. O coração do livro são os capítulos 4 a 8, em que o autor discorre sobre o que considera serem os quatro vetores de transformação das empresas.
No novo modelo empresarial, as companhias devem mensurar e tornar públicos seus impactos socioambientais negativos. O segundo vetor é a taxação do uso de recursos naturais não renováveis como petróleo e derivados, carvão e outros minerais. É o caminho para afastar o mercado do crescimento intensivo em recursos naturais.
Outro elemento fundamental da transição é a introdução de limites para o endividamento de empresas, cruciais, segundo Sukhdev, para prevenir crises econômicas globais, que vêm se tornando mais frequentes desde os anos 1990. Finalmente, o quarto vetor trata da publicidade ética e responsável como aspecto indispensável do novo modelo corporativo.
E faz todo o sentido trazer para aqui a entrevista com Pavan Sukhdev também referida no Mercado Ético  feita pela Pag 22.
E por fim fazer  referência ao MOVIMENTO CORP 2020 que tem a seguinte visão:
 
THE VISION : Corporation 2020 is a movement that calls for new ways for corporations to operate, and in a new regulatory landscape. The legal status and business persona of Today’s Corporation are almost a hundred years old. We call it Corporation 1920. It has had its day. We discuss necessary changes across a number of critical business functions, including leverage, accounting, taxation, advertising, and lobbying, which will provide fertile ground for a new and responsible corporation to emerge: Corporation 2020. We envision a world in which information is available and incentives are aligned for all companies to achieve goal congruence with society, promote the development of skills, build new forms of community, be transparent and accountable, and build a green economy.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário